Tocando Agora: ...

Programas

Base de Lançamento - Seg a sex, 13h15. Sab, 16h.  Os sons que acabaram de entrar no acervo musical da Urbânia Underground.

Caverna do Rock - Seg a sex, às 6h. Um programa que te levará de volta aos dias em que os amplificadores rugiam e as guitarras soavam como trovões. Aqui, só rodam os clássicos do rock que mais influenciaram o rock alternativo e continuam a ecoar nas almas dos apaixonados por música. Ouça o som atemporal do Led Zeppelin, Rolling Stones, The Who, MC5, Cream e tantos outros.

Fuzz! - Diariamente, às 23h. Mergulhe fundo na efervescente cena indie-rock dos anos 1990. Aqui, as guitarras distorcidas e as letras introspectivas são a trilha sonora perfeita para quem viveu (ou deseja reviveressa década icônica. O “noise rock” e o experimentalismo do Sonic Youth, as melodias ensolaradas e as harmonias vocais impecáveis do Teenage Fanclub; o som cru e surreal dos Pixies, com letras enigmáticas e a voz inconfundível de Black Francis; além de outras pérolas como Dinosaur Jr., Pavement, The Breeders, Guided by Voices e Yo La Tengo. Bandas que moldaram o cenário alternativo e ocuparam espaço nas fitas cassete e nos CDs da época.

Noturno - Diariamente, à 0h. Um programa dedicado ao melhor da música gótica e darkwave de qualquer época. Com sons atmosféricos e melodias melancólicas, “Noturno” traz uma seleção das bandas que marcaram e continuam a definir a subcultura gótica. De clássicos como Bauhaus, The Cure e The Sisters of Mercy a novos artistas como Twin Tribes e She Past Away, que mantêm vivo o espírito sombrio. Prepare-se para uma viagem sonora envolvente, onde o mistério, o misticismo e a introspecção são a trilha sonora perfeita para a noite.

Pós-Punk Nacional - Seg a sex, às 22h. Uma seleção musical apenas com músicas do rock nacional dos anos 80, com influências do moviemento pós-punk.

Ressonância - Seg a sex, às 7h e 13h30. Sab, 6h. Dom, 6h e 22h. Um programa com uma linha musical diferente, mas sempre com influências da música alternativa.

Rock-Rebel - Seg a sex, às 22h30. O movimento punk dos anos 70 e 80 foi uma explosão cultural que reverberou em atitude, som e estilo. Surgiu especialmente em Nova York e Londres como uma resposta direta ao rock progressivo pomposo e à cultura hippie. Os frequentadores do lendário CBGB em Nova York e os punks londrinos da King's Road formaram bandas que desafiavam o status quo. Eles eram contra a conformidade e a artificialidade. O som punk é cru, rápido e direto. Guitarras distorcidas, letras provocativas e atitude anárquica. No Reino Unido, os Sex Pistols e The Clash lideraram a cena. Nos EUA, os Ramones, com suas músicas curtas e rápidas, também deixaram sua marca. A moda punk era uma extensão da atitude. Roupas rasgadas, jaquetas de couro, tachas e correntes. O visual era ousado: cabelos espetados, maquiagem pesada e camisetas com mensagens provocativas. As guitarras distorcidas e os vocais raivosos dos anos 70 e 80 ganham vida novamente no “Rock Rebel”. Não há espaço para baladas melosas; apenas a energia crua e a atitude contestadora do punk. Sex Pistols criaram canções que chocaram o mundo e ainda ecoam nos corações rebeldes. Direto de Nova York, os Ramones são a personificação do punk, autores de diversos clássicos instantâneos. The Clash: Misturando punk com reggae e letras sociais, Buzzcocks, com músicas para os punks com os corações partidos. Dead Kennedys e as letras críticas de Jello Biafra entrega e mensagem com sarcasmo e fúria. The Undertones Simples, direta e inesquecível. Ajuste o volume, coloque sua jaqueta de couro e prepare-se para uma viagem no tempo. No “Rock Rebel” a rebeldia está no ar!

Urbania Hits - Seg a sáb, às 20h. Os maiores sucessos da new wave e do pós-punk dos anos 80 e 90.

Vinil do Brasil 80 - Seg a sex, às 6h30. Sab, 15h e dom, 10h. Os anos 1980 foram o auge para o rock brasileiro, com o surgimento de várias bandas icônicas. Foi uma época de grande efervescência e transformação para a música no país. Titãs, Legião Urbana e Plebe Rude, por exemplo, misturavam letras poéticas e políticas com um som único. A Blitz trouxe uma pegada mais pop rock divertida e irreverente, enquanto Os Paralamas do Sucesso fundiu rock com reggae e ska. Uma época de rebeldia e inovação. A cena rock no Brasil nos anos 80 foi explosiva e cheia de diversidade, com influências do punk, da new wave e do reggae. As bandas faziam experimentações e criavam letras provocativas, com críticas sociais, poesia urbana e muita energia. O programa “Vinil do Brasil 80”, abre espaço, também, para as bandas nacionais que não fizeram parte do mainstream, como Varsóvia, Civil, 365, Violeta de Outono, Gueto e tantas outras maravilhas do rock brasil dos anos 80.